O programa social voluntário, iniciou seus trabalhos na rádio Dce-Unesc 95.5 Fm em 25/05/2004. Dentro da UNESC no espaço do DCE o programa por muitos anos permaneceu no anonimato. Em 2011 teve seus programas semanais gravados em hd e postado no www.youtube.com/ahorahard e assim ampliando ainda mais sua rede de ouvintes, estes muitos já amigos mais que desconheciam por falta de propaganda. Ganhou esta nomenclatura, pois o gênero musical escolhido como cerne seria o Hardcorepunk/hardrock.

Com programas semanais com uma hora de duração o programa ganhou ouvintes (estes assíduos), que sentiam carência de ouvir determinadas bandas no rádio. Com o auxílio de dois ajudantes, um tocador de cd, três microfones, um computador com internet e um espaço muito reduzido o programa terminou atividades na rádio no ano de 2011.
De 2005 a 2006 várias tentativas de inserção de quadros, vinhetas, participações de bandas e aumento de ouvintes não resultaram em muita diferença.
A partir de 2007, um pouco mais maduro e com integrantes de bandas conhecidos nos shows undergrounds de Criciúma e região nasceu a ideologia do programa: “Atitude para viver! Viver e morrer para o cenário underground, entrevistando e valorizando o que é daqui”. Ainda em 2007 as primeiras entrevistas ao vivo foram realizadas, já no novo e atual espaço do Dce-Unesc, o locutor ancora do programa e coordenador de comunicação do Dce-Unesc revitalizou as aparelhagens dentro e fora da rádio, com o conserto da antena de transmissão, a renovação de computador, microfones, pedestais, afiação, caixas de som da rádio-corredor e início de transmissão on-line partida da central Dce.
Em 2008/2009 o programa teve uma linha mais direta com seu público alvo, com entrevistas, vinhetas, quadros e temas semanais, ouve uma grande evolução sonora, algumas lojas comerciais já comentavam, participavam e apoiavam semanalmente com brindes, em 2010 A Hora Hard mesmo contando com a mesma estrutura básica do Dce teve mais uma inovação, os primeiros convites para cobrir eventos de rock em Criciúma, já que o locutor ancora fundou o M.P.P.Hc (Movimento Pro Punk Hardcore) em uma rede social onde divulgava datas, locais e idéias dessa tribo urbana. No fim de 2010 uma última entrevista com uma banda teve de ser remarcada para o ano seguinte, com a pretensão de pagar a dívida e encerrar assim a trajetória de muita música, entrevista e amizades, porém um dos integrantes desta banda gravou todo programa com uma câmera de alta definição para postar no site de vídeos www.youtube.com/ahorahard, logo após o encerramento os contatos via rede social na internet pediam para que o programa continuasse. Conversando com o autor da gravação foi criado um planejamento de entrevistar bandas para todo ano de 2011, incluindo: Aumento de profissionais com divisão de trabalho, todos os programas gravados, editados e postados para visualização pública.

A Hora Hard chegou a um patamar nunca imaginado, chegando ao limite máximo que a rádio Dce-Unesc 95.5 fm poderia oferecer, os comentários durante a cada semana após as entrevistas (na rádio como também nos eventos) de alguns integrantes e ouvintes eram de que A Hora Hard estava pronta para trilhar novos ares, e voltou ao vivo todos domingos das 19-21h com Programa Rock N Show na Rádio Cidadania 104.9 fm de Içara por 5 meses.
Organizador de muitos eventos a fim de manter o seu lema “Valorizando e entrevistando o que é daqui”, além de ser co-organizador em muitos eventos e convites para cobrir e participar de eventos.
Nos anos seguintes, foram lançadas 3 coletâneas, diversas linhas camisetas, bonés, adesivos, canecas de porcelana, afim de fixar logo marca, nome e seu lema. Realizando intervenções culturais em eventos, apresentando bandas a canais de mídias convencionais tradicionais.
Em 2014 aconteceu celebração de 10 anos de programa, com cobertura de todo o território catarinense, em 2018 o primeiro documentário intitulado 'as raízes do underground: a cena 94 a 04", logo após o A HORA HARD produziu videoclipes, making offs, curtas, ensaios fotográficos gratuitos para artista.
Em 2021, em meio pandemia foi realizado 1° festival a distância, com bandas do Brasil, México e Holanda para celebração de X anos do canal do Youtube. Também durante isolamento social, uma pesquisa apontou que +25 mídias, e profissionais das áreas de comunicação, foram inspirados por nosso trabalho árduo e necessário, pois arte salva e cultura cura.
Nosso lema hoje estende-se para "valorizando, entrevistando e divulgando artistas autorais e influenciando mídias independentes", e em 2024 será lançada linha camisetas comemorativas dos XX ANOS, além das partes 2 do documentário 'o tronco do underground: a cena 04 a 14" e parte 3 "os frutos do underground: a cena 14 a 24".




Texto por: Daniel ‘Russo’ Teixeira Jerônimo (Fundador, locutor ancora, entrevistador, editor e redator).

Comentários