O Empoderamento das Mulheres no Skate! É o resultado de muita luta!


Mulherada do Skate cada vez mais forte!

O Empoderamento das Mulheres no Skate não começou agora que surgiu este termo que representa um passo a mais na liberdade das mulheres do skate, e da humanidade. Não vamos nos ater a lembrar dos primeiros nomes das meninas que abriram as portas da escuridão e viram a luz do skate como forma de se expressar e de quebrar preconceitos. Vamos dar um giro pelo o que aconteceu no mundo do Grito da Rua e das últimas ações que as meninas tem feito para demonstrar o seu poder.
O Programa Grito da Rua #149 foi um especial para elas: “Grito das Meninas!”

Para começar a demonstrar o empoderamento da mulher no skate vamos vê-las competindo. Mas porque? Porque é nas competições onde as coisas se revelam. É ali que nos vemos a união, a competição e as revelações. Sem campeonatos nada acontece! Neste campeonato de 2015 (37:33) Cadu Soares apresenta o Feminino de Bowl no Campon, organizado pela Associação Feminina de Skate – AFSK, sob o comando da Renatinha Paschini, que fala das velhas dificuldades do mercado… Mas o que importa, também, é que o campeonato foi dez e revelou nomes promissores como a Mariana Costa (3º), Dora Varella (2º), Yndiara ASP (1º), entre outras.

Outro movimento que estava rolando, era os das meninas do vertical, no tradicional Vert in Roça, celeiro do vertical brasileiro, no meio do mato, numa fazenda só de skatistas! Maior astral! Competição de alto nível organizado pelo Natália Niggli. Se você gosta do vertical, você tem que conhecer este lugar! Passar uma semana! Preparar as bases. E quem sabe, encontrar com a Thais Gazarra (3º), Dora Varella (2º), Letícia Gonçalves (1º), e todas que lá se divertem e discutem sobre a situação do skate feminino nacional.
O Street Feminino revelando campeãs!

E tem também o movimento do street no Brasileiro Amador Feminino, no Campon, onde tivemos a oportunidade de ver as meninas calando os amadores, porque elas detonaram! Não só nas manobras, mas na postura guerreira. Uma história de lutas, vejam este bate papo que fizemos com as s meninas Juliana Monteiro(RJ), Pamela Rosa, Edi Mesquita(Sobral) e a Renata Paschini!


E como história boa é pra se contar! A nossa amiga Sabrina Oliveira se recupera de uma operação no Joelho e conta a sua história da chupeta! E também, não percam, no final, a vaca histórica de uma gata muito corajosa, que não quis nem saber e se jogou no skate! É isto ai!


Recorded on 08/03/15 – Captured Live! Dê o seu like 👍, comentário ✍️, compartilhe ✉️ e se inscreva 🖊 ativando o “Sininho” 🔔 no Youtube: https://goo.gl/P1KAgX. Assine o Grito Skate News: https://eepurl.com/c8tpRn e ganhe 20% de desconto. E inscreva-se também no Instagram: https://instagram.com/gritodarua Twitter: https://twitter.com/gritodarua. Página exclusiva para o Skate Feminino !
E os resultados começaram a aparecer!

Tivemos aqui no Brasil dois grandes eventos onde podemos ver o resultado da luta da mulher por um espaço no skate e elas conseguiram. No Mundial da Street League, aqui em Sampa, rolou o Women’s Super Crown, com arquibancada cheia e auto grau de profissionalismo das meninas. E você vai sentir isto vendo as brasileiras competido com as melhores do mundo, em busca de uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, agora 2021, foi realmente D+! Mas vejam das quartas de final até a final!

1º Pamela Rosa – BRA 2º Rayssa Leal – BRA 3º Aori Nishimura -JPN 4º Candy Jacobs – NED 5º Mariah Duran – USA 6º Gabriela Mazetto – BRA 7º Alexis Sablone – USA 8º Yumeka Oda – JPN

Final Feminina do Mundial de Skate Park (World Skate Park Championship), em São Paulo!

As japonesas Misugu Okamoto (1ª) e Sakura Yosozumi (2ª) e a britânica Sky Brown (3ª) ficaram com o pódio. Dora Varella ficou com a sexta posição e Isadora Pacheco foi a sétima colocada. A australiana Poppy Starr Olsen (4ª), a norte-americana Lizzie Armanto (5ª) e a japonesa Kisa Nakamura (8ª) completaram a final. Nosso time de atletas não estava completo, Yndiara ASP fez falta. Sky Brown com seus 11 anos, surpreende nas manobras e simpatia, mas é seu pai que dá toda orientação, durante a competição e na construção da imagem da filha. Levando a imagem do skate para outros níveis, nunca dantes navegados.

E a nossa “Fadinha do Skate”, o que tem a dizer!

Não vou ficar aqui dando a ficha deles, pois todo mundo sabe que a Rayssa Leal é algo fora do comum, podem até comparar com a Sky Brown, em termos de idade, simpatia e muito skate no pé. Mas antes de tudo ela é nossa! Nossa brasileirinha querida do nosso coração. Mas quem sou eu para falar dela? Vejam quem é esta personinha, que demonstra seriedade no que fala e que está pronta para ser uma campeã do skate mundial.

Mas agora vamos falar sério! Porque teve manifestação da Mulherada no Comitê Olímpico Brasileiro!


Mulheres marcam presença, meio a meio com os homens, na Comissão de Atletas que pede adiamento da comissão do COB para 2021! Foto: Rafael Bello/COBNa quarta-feira (29/07), a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) enviou à Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (@comissao.atletas), na figura do presidente Tiago Camilo (@tiagocamilojudo) e da vice Yane Marques (@pentayane), a carta que pode ser lida na íntegra aqui. Ela manifesta a posição quanto à eleição da nova Comissão de Atletas do COB, marcada para o final do próximo mês de agosto.

Historicamente, esse pleito ocorre sempre durante as Olimpíadas de Verão, e seus eleitos seguem no cargo até o próximo ciclo olímpico. Porém, com o adiamento dos Jogos de Tóquio por conta da Covid-19, as eleições da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional também foram adiadas para o ano que vem. Acreditamos que assim também deveria ser feito pela Comissão que representa os atletas brasileiros, inclusive com o intuito de atender aos preceitos da Carta Olímpica.

Desta forma, respeita-se o ingresso no pleito não só das modalidades esportivas estreantes, como também de todos os atletas que tiveram seus objetivos de participar pela primeira vez de uma Olimpíada adiados por mais 1 ano, para 2021, já que o exercício do voto é atrelado à participação em pelo menos uma edição dos Jogos.

Assim sendo, mantemos nossos objetivos de criar oportunidades e igualdade através do esporte, de acordo com o DNA da entidade. Para tal contamos com o entendimento e bom senso daqueles que lideram e representam os maiores protagonistas do universo esportivo-olímpico, os atletas. Por: Carla Mata da Federação Piauiense de Skateboard.
Um marco no empoderamento da Mulher skatista.

Mas porque? Porque mexeu nos alicerces das forças do skate feminino e trouxe visibilidade para nossas meninas. Diversas ações comeram a pipocar. E na onda das “lives” no canal Christian Baeta, Canal de entrevistas com gestores de esporte e atletas, surge com o tema: “Empoderamento feminino no Mercado Desportivo”. Parabéns pela iniciativa.


“São grandes as barreiras das mulheres no dia a dia, mas para essas quatro guerreiras do esporte não há nada que possa para-las. Vamos fazer uma LIVE com Andressa Borzilo, coordenadora de Marketing Esportivo da Adimax / Magnus, e as skatistas Renata Paschini, Victoria Bassi e Thais Gazarra para mostrar que LUGAR DA MULHER É ONDE ELA QUISER! Ressaltar que as oportunidades têm que ser iguais tanto para os homens quanto para as mulheres. O esporte vem transformando a vida delas, dando segurança e permitindo às mulheres assumirem funções que antes eram dominadas pelos homens. Conversaremos com MULHERES GUERREIRAS que defendem o empoderamento feminino por meio do esporte.” Por Christian Baeta.

Com: Andressa Borzilo, coordenadora de Marketing Esportivo do Adimax / Magnus; Renata Paschini: dentista, Presidente da Associação Feminina de Skate, Skatista Profissional 3X Campeã Brasileira, juíza pela CBSK e World Skate, Membro da Comissão de Igualdade de Gênero da World Skate; Victoria Bassi (11 anos): Campeã Brasileira de 2018, skatista mais jovem a integrar a seleção olímpica Feminina Brasileira de Skate Park/ Time Brasil e Thais Gazarra: skatista, Jornalista, Apresentadora do canal da Confederação Brasileira De Skate (CBSK)

Muita história boa, que demonstra a mulher guerreira, que assobia, chupa cana, cuida da casa e não tira o skate do pé!

Associações Femininas do Skate Nacional estão se articulando juntas a CBSk!

A FEPISK – Federação Piauiense de Skateboard, liderada pela Carla da Mata, vem fazendo um trabalho muito forte no skate nordestino. E vem em boa hora, porque o mercado de skate no nordeste vem crescendo muito nos últimos tempos. E uma característica deste crescimento é a venda de produtos Made in Brasil e das marcas old school, que estão marcando território!






“O Meeting com a CBSK promovido pela AFSK foi muito produtivo.
Além de expormos os abismos existentes dentre os Estados com a realidade do skate em São Paulo (onde os órgãos são localizados), pudemos ainda ter uma conversa de respeito e unidade entre mulheres fortes que trabalham arduamente pelo que acreditam. Desta forma, em consenso definimos que será criado um departamento feminino representativo junto à CBSK que ficará encarregado de levar as necessidades de cada região, desta forma acreditamos ter empatia e evolução no skate feminino como um todo. Sou grata a AFSK por essa ponte e por cada mulher que se dispôs a apresentar seus ideais e dificuldades, assim andaremos juntas empoderando ainda mais mulheres e meninas que necessitam de um trabalho sério de amor e doação pelo skate. ”
Mah Veiga
Já contamos agora com a Liga Nordestina de Skateboard!




Canal da Associação Feminina de Skate – AFSK da Renata Paschini vem fazendo Lives bem interessantes.

Com conteúdo diversificado, ele vem trabalhando cada vez mais para que as meninas se afiliem na AFSK! Vamos lá! Vamos Fortificar este empoderamento!








Quem também vem fazendo um trabalho legal são as Divas Skateras





Encerramos por aqui! Mas tudo pode mudar em apenas um Olie! YeahnoiX! Deixem seus recados, sugestões, correções e o que for para ajudar o Grito ECOAR!

Dê o seu like 👍, comentário ✍️, compartilhe ✉️ e se inscreva 🖊 ativando o “Sininho” 🔔 no Youtube: https://goo.gl/P1KAgX

Assine o Grito Skate News e ganhe desconto de 20% na Loja do Grito: https://eepurl.com/c8tpRn



TAGS


Surfista/skatista nos anos 70, montou seu primeiro skate pregando os eixos do Patins Torlay na madeirite, andava nas ladeiras do Leblon e filava o skate da galera da Cobal do Humaitá, andou em Campo Grande, no Barramares e ficava babando no Rio Sul. Montou a primeira loja 100% skateboard, a Mustabí Creize onde aconteceu o Circuito Bebe Diabo, para iniciantes do Downhill Slide em Perdizes, Sumaré e na Ladeira do Bosque(Morumbi). Com o Mustabí Team, patrocinou o Campeão Overall Renato Cupim, Chorão do CBJ no Freestyle, entre outros. Virou apresentador e produtor do Primeiro programa do Skateboard na TV, O Grito da Rua! Foi co-fundador da USE - União de Skatistas e Empresários. É auto-didata, disléxico e incentivador do skateboard Nacional.

Comentários