Um dos gêneros em que há mais bandas com mulheres na formação em terras tupiniquins, é o Thrash Metal. O “toque rápido ou morra”, com aquele toque especial de agressividade é muito bem representado pelas bandas nacionais que não devem nada para as gringas, quando o quesito é qualidade. O gênero, que possui características de contestação, soma elementos do hardcore punk e do heavy metal (com pedais duplos na velocidade da luz) também influenciou o death metal. Por esses motivos, incluiremos algumas bandas de crossover e de thrash/death nessa lista (lembrando que as indicações são de múltipla autoria e que são réplicas das publicações da nossa página do Facebook). Pra quem curte bumbo duplo, palhetadas em tremolo, baixos bem marcados e vocais do apocalipse: não precisa nos agradecer! rs. Boa leitura!
1- KULTIST
O Kultist é uma banda de thrash que une o terror de H.P. Lovecraft, um mestre da literatura, à música. A banda, que é mista entre integrantes de São Carlos e São Paulo, conta com Yasmin Amaral na guitarra, Karine Profana no baixo, Letícia Figueiredo na batera e Dan Pacheco no vocal. Por enquanto eles possuem apenas um single gravado: “Black Swamp”, mas estão realizando uma quantidade de shows significativa, sendo muito elogiados por todos aqueles que presenciam o culto ao obscuro.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/kultistband/
2- VOCÍFERA
Vocífera é uma banda pernambucana de Thrash/Death Metal, formada em 2011 somente com mulheres na formação, sendo elas: Marcella Tiné, na bateria, Erika Mota e Lidiane Pereira, nas guitarras, Eveline Torres, no baixo e Ray Torres, no vocal. Elas gravaram uma demo em 2012 e o full Evil Thoughts em 2016. Apesar do pouco tempo de estrada, a banda já é considerada por sites e blog do gênero umas das gratas revelações do underground pernambucano e uma das promessas do metal nacional.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/vociferametal/
Bandcamp: https://vocifera.bandcamp.com/
3- TORTURE SQUAD
A Mayara Puertas, que já foi vocalista do Necromesis, desde 2015 assumiu o front da renomada banda de paulistana Torture Squad. Com um vocal muito potente, ela somou em muito à qualidade do thrash/death que a banda produz desde 1993, se firmando com um dos maiores nomes de vocalistas nacionais. Desde sua entrada, a banda não parou, fazendo tours por todo o Brasil.
Links relacionados:
Facebook: www.facebook.com/torturesquad
4- NERVOSA
A Nervosa Thrash tem se destacado no cenário metal mundial, sendo uma das bandas brasileiras que mais realizou shows internacionais nos últimos dois anos. Atualmente conta com Fernanda Lira no baixo e vocal, Prika Amaral na guitarra e, recentemente, Luana Dametto assumiu a bateria. Formanda em São Paulo/SP, em 2010, elas lançaram a primeira Demo em 2012 autointitulada. Já em 2014 o álbum “‘Victim of Yourself’” e um EP em 2012 entiltulado “‘Time of Death”.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/femalethrash/
Site: www.nervosaofficial.com
5- SANTA MUERTE
A Santa Muerte é mais uma banda de São Paulo/SP que possui apenas mulheres. Atualmente, a formação conta com Marília Massaro, na guitarra e vocal, Rebecca Prado, no baixo e backing vocal e Jhully Silva, na bateria backing vocal. Formada em 2012, a banda possui uma identidade característica do crossover brasileiro e do thrash oitentista. Esse ano elas lançaram o primeiro trabalho, o EP “Psychollic”.
Links relacionados:
YouTube: https://youtu.be/e4swqZaxqT4
6- LOSNA
A Losna, que é de Porto Alegre/RS, está na ativa desde 2004, fazendo um som Crossover\Thrash Metal Old School\Hardcore e pitadas de Death Metal. Durante esses anos de existência, a Losna passou por algumas mudanças de integrantes,no entanto, a atual formação é a que gravou trabalhos muito significativos para a banda como os álbuns: Wild Hallucinations, Distilling Spirits e Another Ophidian Extravaganza.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/losnametal/
Site: http://www.losna.com.br/
7- SCATHA
A Scatha é uma banda do Rio de Janeiro/RJ que possui 3 minas de peso na formação e faz um thrash metal animal! A banda começou em 2004 e era composta somente por mulheres (Angélica e Rebeca já foram vocalistas), no entanto, atualmente contam com o vocal do Lenhador e com Cintia Ventania no baixo, Cynthia Tsai na batera e Julia Pombo na guitarra que garantem um instrumental destruidor!
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/ScathaBand/
Reverbnation: https://www.reverbnation.com/scatha
8- ARTAXE
Artaxe é uma banda feminina de Thrash Metal, formada em 2013 na cidade de São Paulo. Ela é composta pela frontwoman Daiany SheWolf, Bruna Melo (Baixo), Celina Carvalho (Guitarra) e Suzane Sampaio (Bateria). Com sonoridade totalmente voltada para o 80’s, o proposito da Artaxe é resgatar todas as origens desse subgênero, com o uso de vocais rasgados, solos velozes e contagiantes como todo Thrash.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/artaxebanda/
9- PETALS BLADE
Petals Blade é uma banda de thrash metal autoral, com influência de Death Metal. No início, a banda era composta apenas por mulheres, logo depois houveram formações diferentes onde já incluíam homens e atualmente conta apenas com a Norielly Oliveira como única mina da banda, comandando a bateria. Foi formada em 2015, na Cidade de Castanhal (PA) e tem influência de Korzus, Kreator, Nervosa, Slayer, Havok, Sepultura, Sodom. A banda ainda não lançou material, porém já faz shows na sua cidade estando ativa até hoje.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/petalsblade/
10- SOUL TORMENT
Deise Wolff é a vocalista da banda Soul Torment, que está na ativa desde 2005. Original de Campo Bom/RS, a banda é indicada para fãs de Exodus e Sodom. Atualmente eles estão trabalhando na composição de um novo trabalho. Formação atual: Deisi Wolff, Rodrigo Garcia, Marlon Hoerlle, Kaue Muller e
Rafael Konrath.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/SOULTORMENT/
11- HYLIDAE
E no Acre tem mina detonando no vocal death/thrash também! Em Rio Branco, encontramos a Aldine Padula, que é a dona de um gutural extremo e um rasgado característico do estilo, elevando ainda mais a qualidade da Hylidae. Ela já está nos palcos há mais de 10 anos e já foi baixista em outra banda, mas atualmente dedica-se apenas em ser a front do Hylidae. A banda está na ativa desde 2009 e possui um álbum lançado, “Promiscuous World”.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/hylidaeband/
12- ESKRÖTA
Nasceu mais uma banda composta somente por mulheres no interior de SP: o Eskröta. Com nomes já conhecidos do nosso underground, elas estão fazendo um crossover com tudo que o estilo pede: rock veloz, sujo e agressivo. Tamyris Leopoldo, que também toca no Aborn, é a responsável pelo baixo. Yasmin Amaral, guitarrista do Kultist, também vai comandar os riffs no Eskröta. Miriam Momesso, que já toca no Braincrusher e no Alerta Mental, soma forças na bateria. Por fim, Marília Martins, que também é vocalista da On Crash, assumirá o front da banda. Elas ainda não possuem material gravado, mas os shows estão cheios de energia e agressividade.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/eskrota/
13- DECIMATOR
Começamos essa sexta-feira com o thrash metal brutal do Decimator. A banda, que é de Porto Alegre/RS e está na ativa desde 1999, conta com a Patrícia Bressiani, baixista que se destaca pelo timbre e rapidez e precisão com que executa o instrumento. Eles possuem lançados um EP com três sons (2003), a compilação “Decimating Thrashterror” (2004) e os álbuns “Killing Tendency” (2007) e “Bloodstained” (2011). A banda é indicada pra quem é fã de Kreator.
Links relacionados:
Myspace: https://myspace.com/decimatorthrash/music/songs
14- MERCY KILLING
Tati Klingel é a vocalista da banda de thrashmetal Mercy Killing. A banda foi fundada na Bahia em Salvador, no entanto se encontra em Curitiba. A Tati gravou com a banda a demo de 2013 The Thrasher e o full de 2015 Euthanasia. Também compõe a banda: Tiago Gaiguer, na bateria, Leonardo Barzi, no baixo e Alexandre “Texa”, na Guitarra.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/mercykillingBR/
15- KRISE
O nordeste brasileiro é uma das regiões em que mais encontramos a presença de mulheres no hardcore e no metal. Krise era uma banda muito boa de thrash metal, que infelizmente não está mais na ativa. Edra formada por Ana Cléa, na guitarra e vocal, Eliane Matos, no baixo e Maria Luísa, na bateria. A banda, além de apresentar um som animal, possuiu muita importância por trazer a representatividade da mulher negra em meio ao metal. A nossa torcida é para que elas se mantenham ativas no underground, seja em outros projetos ou mesmo fortalecendo o cenário.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/krisemaldita/
16- SUTTURA
Em Goiânia/GO, encontramos o Suttura. Na ativa desde 2010, a banda de Death/Thrash metal possui a Lorena Moraes como frontwoman. Ela faz um vocal gutural potente intercalado com o rasgado, que nos lembra uma possessão demoníaca (ou seja, muito bom). Confira o material da banda no YouTube ou no SOundclound.L
Links relacionados:
Soundclound: https://soundcloud.com/suttura/overlook-suttura
17- HORNY FOR BLOOD
Além de tocar e cantar no Santa Muerte, Marília Massaro também é a frontwoman do Horny For Blood, com um vocal repleto de ódio. Desde 2012 em São Paulo/SP, a banda produz um crossover veloz. Eles possuem o EP “Vomithrash” que contém 8 ótimos sons que nos remetem a bandas como D.R.I à Ratos de Porão.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/HornyForBlood/
18- EXXON
Cláudia Neumman é guitarrista e vocalista brutal da banda de death/thrash Exxon. O quarteto é de Ponta Grossa/PR e possui influência de Kreator e Sepultura.
Ano passado, eles lançaram o EP “Black blody” que foi muito elogiado. Você pode conferir o som da banda no Spotify.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/exxonbr/
19- AJNA
Elizabeth Queiroz é a mina que faz um ótimo vocal gutural na banda paulistana AJNA. Eles são de São Paulo/SP e fazem um thrash metal com crossover do hardcore e ainda incluem referências do heavy metal em seu som. Inciaram as atividades em 1990, lançaram 3 trabalhos, no entanto, após uma longa pausa, em 2015 ele retornaram com uma nova formação.
Links relacionados:
20- THE WASTED
Em Tatuí, interior de São Paulo, encontramos a banda de metal com fortes influências do thrash,The Wasted, que possui uma guitarrista muito talentosa, a Lina Kruze! Eles iniciaram as atividades em 2011 e lançaram 2 singles, dois álbum e participaram de uma coletânea da Imperative Music Volume X, com sua faixa “Dead New World” ao lado de bandas renomadas como Kreator, Nile e Loundness.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/TheWastedMetal
Soundclound: http://www.soundcloud.com/TheWastedMetal
21- REVENGE TO BETRAYAL
Julia Claudino é a vocalista da banda de thrash metal Revenge to Betrayal. Formada esse ano, na cidade de Recife/PE, mesclam o clássico do thrash com elementos do death metal, como composições cadenciadas, mas com uma pegada mais atual e características próprias. Por enquanto eles não possuem material gravado, mas você pode conferir vídeos de shows na página da banda.
Links relacionados:
22- INSECTICIDA
Em Timbaúba, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, tem Thrash metal (ao melhor estilo anos 80) e tem mina mandando benzasso no baixo! Jay Mayara é a responsável pelos graves velozes da banda Insecticida. Ativos desde 2012, eles não tem firulas ou experimentação, e levam a cultura nordestina através desse som, com letras divertidas.
Links relacionados:
23- AUTOPSE
Ao fãs de som extremo, em Maceió/AL, encontramos a AUTOPSE. A banda faz um Death/Thrash de muita qualidade desde 2010, e conta com a Daniela Serafim no vocal e a Janaina Mello na bateria.
Links relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/autopseband/
Conhece mais alguma banda de Thrash Metal, Death/Thrash ou Crossover que tem mina na formação? Indica aí nos comentários! Apoie as minas do metal. Apoie as minas de todo o underground: ouça e compartilhe.
Comentários
Postar um comentário