Entrevista Clinger Carlos da Heavy Metal On Line



Skate Metal Old: Como surgiu a ideia da HeavyMetalOnline?
R. Primeiramente, muito obrigado pelo espaço para deixar minhas palavras aqui, gosto muito de responder entrevistas e pra mim é um grande prazer. A idéia surgiu a muitos anos, pois eu tinha fanzine e correspondia por carta com
muitos amigos pelo Brasil e depois o fanzine acabou e tive a ideia de tentar trazer isto pro vídeo e demorei um pouco para aprender. Fui treinando sozinho e sendo ajudado por alguns amigos e hoje consigo fazer todo o programa
sozinho.




Skate Metal Old: A HeavyMetalOnline é um ícone no metal nacional, veio de outra atuação sua, como é composta sua equipe?
R. Como disse minha equipe é composta por mim mesmo, srsrs. Na verdade eu faço tudo, isto facilita muito, pois quando você depende de equipe e trabalha com underground não é fácil dar continuidade, pois não é todo mundo que tem este prazer de fazer as produções, sem ganhar nada e ainda gastar um puta tempo pra produzir. Eu na verdade atuei como apresentador de uma TV Universitária, num programa de meio ambiente, mas antes disto não tinha feito
nada de vídeo e aprendi tudo sozinho mesmo, vendo tutoriais no Youtube.



Skate Metal Old: Desde quando você tem esta gosto pelo metal nacional se podemos assim chamar? E também o internacional?
R. Meu gosto pelo metal vem desde o inicio dos anos 90, mas o metal nacional eu comecei a realizar eventos em 1994, quando eu trouxe o In Memorian pra tocar em minha cidade e depois disto não parei mais. Quando vc começa a se envolver e achar suas amizades e contatos a coisa começa a ficar mais séria e fui tomando gosto até chegar neste ponto do programa. O metal internacional sempre terá espaço dentro de mim, quero muito ir aos festivais europeus,
alguns cruzeiros marítimos também. O que não estou fazendo mais é ficar viajando muito para shows de bandas mainstream pelo Brasil, pois agora tenho juntado uma grana e de 3 em 3 anos tenho ido a europa em festivais.
Skate Metal Old: As viagens, postagens da HeavyMetalOnline são divulgado por redes sociais, existe custo ou só o Clinger Carlos banca ou tem patrocínio?
R. Não existe custo. Eu não gosto de pagar o facebook, pois acho que para meu público não funciona bem. Prefiro apostar nas parcerias nos amigos e nas ferramentas que tenho em mãos. Mas divulgar não é fácil e nem rápido, por
isto faço minhas divulgações com calma e diariamente até atingir um publico ideal durante o mês. Faço de tudo que vc imaginar nas redes sociais, faço postagens, mando no inbox, mandamos para sites e blogs, faço banners com
frases fortes para chamar a atenção e assim vou disseminando o meu trabalho, sem querer estourar, ficar famoso ou conseguir milhões de visualizações forçadas.



Skate Metal Old: O que acha de outros meios, tais como Over Metal, Força Metal-BR, Skate Metal Old , Roadie Metal, Comando Noise, Cangaço Radio Rock, dentre outros na divulgação entre si e dos programas em si?
R. Eu acho que é um trabalho de resistência e só o tempo diz quem realmente tem a coisa no sangue e no coração. Todos os veículos citados fazem ótimos trabalhos e são meus parceiros aqui. Vejo que eles realmente têm continuidade e fazem a coisa de forma séria e profissional. O que eu acho realmente é que muitos veículos bons não são levados a sério por bandas ou selos e devido a isto desistem ou desaceleram, o que é triste. Para saber se o veiculo realmente é bom vc precisa saber da força e do compromisso de quem esta a frente, o que muitas vezes não é levado em consideração.


Skate Metal Old: Existe muitas pessoas que nos prestigiam mas não divulgam, seria ciúme ou má vontade mesmo ou até da nossa cultura?
R. Eu acho que é prioridade mesmo. Tem gente que não tem a divulgação da sua banda, da sua cena, como prioridade. Temos que entender que no mundo não existem pessoas só ciumentas, existem também os lerdos, os modistas, os desligados, os esquecidos, etc. E com a rede social lotada de coisa inútil, muitos deles não tem tempo para consumir um conteúdo inteligente e ficam o dia todo trocando videozinho de piada ou conversando coisa inútil em grupo de
whatzapp e não faz o trabalho de divulgar sua própria banda. Eu já cansei de postar entrevista e banda nem ver, nem divulgar, mas como sempre falo: eu não faço nada pelos músicos de uma banda e sim pela obra da banda. Se eu
gostei da banda ou do som divulgo sem querer saber se o músico é gente boa ou gente ruim.
Skate Metal Old: Pude acompanhar a correria do Clinger Carlos para realizar algumas entrevistas. O que acha da repercussão, espera mais?
R. Não espero muito mais que isto não. Talvez possa crescer um pouco mais com o passar dos anos, mas não vou conseguir milhões de seguidores, nem quero. Prefiro ficar neste setor do heavy metal, apoiando as bandas nacionais e conectando as pessoas com os festivais. Eu já tenho conseguido muitas coisas que nem imaginava, como receber ajuda de custo total para viajar pelos festivais pelo Brasil, ganhar muitos materiais e até mesmo estar num festival e
alguém chega e me entrega um cd ou uma camisa. Isto pode parecer pouco para muitos, mas pra mim é muito importante, porque é o reconhecimento de um trabalho, que é feito com muita dedicação e paixão.
Skate Metal Old: Como vê o cenário do Metal Nacional em termos de união e a cena em si? 
R. Em termos de união acho que sempre foi a mesma coisa, pois sempre vi desunião e gente desinteressada no meio da cena, seja com rede social ou sem ela. Eu já vi brigas, eventos privados, perseguição, fofoca e muitas outras
coisas desde os anos 90. Talvez o problema atual seja o metal estar se desunindo por causa da política, da religião, das preferências sexuais, pois antes muitas destas coisas chatas não incomodavam a cena diretamente.
Sobre a cena, só existe cena forte, quando se tem pessoas fortes, então apesar da redução drástica das pessoas nos eventos de musica autoral, ainda acho a cena forte porque existem pessoas muito fortes dentro dela. E que
assim continue.
Skate Metal Old: As Bandas que nos procuram, você acha que nos ajudam também na divulgação de nosso trabalho?
R. Não todas, tem muitos casos que bandas mandam materiais e depois que saem no programa não divulgam. Mas como sempre digo eu não ligo pra isto, faço tudo pela obra e não pelo homem. 


Skate Metal Old: O canal do Youtube é magnifico, sempre que podemos estamos assistindo e curtindo, é complicado manter um programa assim?
R. É bem complicado porque vc precisa ter continuidade, então não pode deixar passar, ficar desanimado, achar que não tem tempo. Eu levo muito a serio e quando começo atrasar o lançamento fico muito inquieto. Colocar os
vídeos no ar pra mim é a prioridade e depois vem a divulgação. O mais complicado é a edição, pois gasta muito tempo, tem programa que levo 24 horas pra editar, tem documentários que já levei 52 horas de edição. Tem dia
que entro pela madrugada editando e depois tenho que ir trabalhar com um puta sono. Mas no fim tudo vale a pena !!!
Skate Metal Old: Qual o gosto musical do amigo Clinger Carlos, esta é para descobrir qual o gênero que mais gosta, rsrss?
R. Eu sou eclético demais dentro do metal e até mesmo do rock. Hoje não tenho um estilo predominante, porque fico escutando as bandas nacionais que chegam pra mim, então tem vários estilos. Mas eu escuto até mesmo música
pop do anos 80, tipo Tears For Fears, não sou radical com música, nem consigo escutar um estilo só.
Skate Metal Old: O que o Clinger Carlos acha do mundo das rodinhas, já andou ou anda de skate?
R. Cara, nunca andei, mas acho que no meio do metal outros estilos deveriam estar mais inseridos, como o skate, o motociclismo e outras coisas, pois acho que tem muito haver, mas parece que existe um abismo entre estas atividades e o heavy metal. Eu gostaria muito que os festivais do Brasil misturassem mais as coisas pra poder levar um público diferente para ver as bandas, talvez o skate seja uma boa opção.
Skate Metal Old: Por fim, como grande admirador de seu trabalho gostaria de que deixasse uma mensagem para os Bangers e por que não aos Skaters amantes do metal que nos curtem sobre a cena musical no Brasil e por que não da HeavyMetalOnline.
R. Minha mensagem é a seguinte: Não deixe o Heavy Metal te aprisionar. O metal não foi feito pra colocar regras nas pessoas, nem ditar regras. Eu sempre estive no meio do metal mas nunca fui um escravo dele, porque nele não tem
regras. No mais gostaria de agradecer o espaço e dizer que não só vcs como todos que estão dentro do metal nacional podem contar comigo sempre que precisar. Um grande abraço a todos.



Comentários