Entrevista Laise Moreira Força Metal BR

Skate Metal Old: Como surgiu a ideia da Força Metal-BR?
Eu sempre estive envolvida com metal, música e bandas. Observando esse cenário, percebi que os poucos sites que tinham na época em que comecei, faziam divulgação seletiva, ou seja, só “davam moral” para bandas/músicos que já eram famosos (as). Vi muitas bandas querendo divulgar sua primeira Demo, seu primeiro trabalho, querendo uma oportunidade e ouviam um NÃO. Por isso eu resolvi criar um meio de ajudar.
Skate Metal Old: A Força Metal BR veio de outra atuação sua, como é composta sua equipe?
Antes da Força Metal BR eu tive outros projetos, eu vim do estilo gótico, tinha páginas e grupos sobre o assunto, fazia concursos de “Beleza Gótica” mas sentia que ainda faltava algo rsrs, então com uma amiga (Sil Barth) fizemos o grupo no Facebook da Força Metal BR depois de outros terem sido extintos, porém eu resolvi investi nesse lado de divulgação e a Sil não estava muito na vibe de se engajar no projeto (a gente sabe como é árduo e toma tempo) então acabei ficando só eu na Força. Um tempo depois criei a página, e mais um tempo depois criei o Blog que hoje é um site totalmente reformulado por mim.
Tem muita gente que já passou pela Força, que já ajudaram muito, que já fizeram sacanagem, nem tudo são flores. Hoje conto com a ajuda efetiva do Vitor Sobreira nas divulgações na página do Facebook, o Carlos Henrique Schmidt que faz traduções e traz material novo de bandas que conhece e também o Lucio Amaral que faz matérias sobre bandas clássicas que marcaram o Metal.
Skate Metal Old: Desde quando você tem este gosto pelo metal nacional se podemos assim chamar? E também o internacional?
Escuto rock acho que a minha vida toda haha meus pais sempre gostaram, mas para o lado do metal eu comecei a vir com uns 14/16 anos, antes disso era mais Pop Rock, Rock Clássico, logo nessa época eu conhecia as bandas famosas do rock nacional dos anos 80, algumas que surgiram depois também. Na verdade, eu não olho muito se é nacional ou não, para a questão de gosto eu tenho que ouvir e me agradar. Agora a Força é focada em bandas nacionais porque havia uma carência muito grande nesse tipo de apoio, os sites, como disse anteriormente, só falavam sobre as bandas já famosas ou as bandas internacionais. 
Skate Metal Old: As postagens da Força Metal BR são divulgadas por redes sociais, existe custo ou é só seu, ou tem patrocínio?
Não tem custo, eu uso as ferramentas que estão disponíveis mesmo, o que gasto é o meu tempo, tanto que ultimamente eu tenho feito pouca coisa própria da Força e sim mais divulgações, por falta dele, mas isso é uma fase, logo estarei cheia de coisas novas, peço aos que acompanham o projeto um pouquinho de paciência rsrs. Não há patrocínio ou qualquer outro tipo de remuneração envolvida, todo o projeto é feito sob parcerias, troca de favores, acho que quando entra dinheiro acaba sendo corrompido, não que um dia a Força venha a ter algum retorno financeiro, mas a princípio e pelo menos por enquanto não há nenhum plano que envolva grana, é tudo sem fins lucrativos.



Skate Metal Old: O que acha de outros meios, tais como Over Metal, Heavy Metal On line, Skate Metal Old , Roadie Metal, Comando Noise, Cangaço Radio Rock, dentre outros na divulgação entre si e dos programas em si?
Acho tudo muito válido e fico muito feliz em saber que em partes a Força proporcionou o surgimento desses meios, mostrando que é sim possível. Procuro o máximo possível dar apoio a todos esses, claro dentro das possibilidades porque infelizmente ainda não posso ficar 24hs por conta das questões da Força Metal BR. Infelizmente sempre haverá alguém com atitude errada, como gente que rouba ideias e as executam como se fossem suas, gente que “quer fazer parte” só para conseguir fama...Acontece.
Skate Metal Old: Existem muitas pessoas que nos prestigiam, mas não divulgam, seria ciúme ou má vontade mesmo ou até da nossa cultura?
Eu acho que cada caso é um caso, a gente sabe quando é má vontade, quando a pessoa não consegue mesmo. Eu por exemplo tenho que conciliar as postagens do site com o meu trabalho formal e tem dias que não consigo nem abrir o e-mail, também, tem os estudos que em época de provas e trabalhos eu fico sem tempo nenhum, mas sempre que me mandam uma nota eu procuro divulgar sim. Tem aqueles meios que estão mais preocupados com números, principalmente quando envolve dinheiro, pode ser que pra estes, projetos menores não sejam interessantes, o que é uma pena. 
Skate Metal Old: Pude acompanhar sua correria para realizar algumas entrevistas. O que achou da repercussão, esperava mais?
Atualmente, eu nem tenho tido muito tempo para elaborar entrevistas então não tenho corrido muito atrás. Mas me sinto muito satisfeita com as que consegui, tive grandes surpresas, boas e ruins. Pessoas que são renomadas que foram super gentis e toparam sem nem pensar, que trataram a Força com a mesma importância de uma Rolling Stone, mas também me deparei com bandas que nem são isso tudo (na verdade um integrante) que foi super escroto (a) e sem humildade, achei chato, mas não atrapalhou os trabalhos da Força, aqui estamos nós firmes e cada vez mais fortes. Sou muito, muito grata mesmo a cada um que participou, e quanto a repercussão, isso depende, tem banda/músico que divulgou e até pagou aquelas postagens patrocinadas do Facebook, e tem outras que só foram lá e deram um “like” na postagem haha não tem como saber a importância que elas darão para a participação no meu site.



Skate Metal Old: Como vê o cenário do Metal Nacional em termos de união e a Mulher no Metal, já que quando a convidei foi a primeira coisa que me disse, senão; a mulher não tem muito espaço na cena?
Eu realmente tenho esperança de que a cena volte a crescer, temos muitas bandas boas, o underground está repleto de material. Há um esforço para que essa união aconteça, essas parcerias que fazemos busca essa união. Obvio que tem alguns sites que ainda procuram ser “o melhor” e vou falar que já vi pessoas usarem de meios não honestos para isso, roubando ideias e as usando como suas, mas no geral sites como o Coletivo La Migra do Sidney Santos são exemplo de uma grande união em prol de reviver da cena, projetos com o United/UnderBand Metal Fest do Woesley Suzin, que convidou várias bandas da cena...Ainda é fraca, admito, mas se continuarmos defendendo a causa, o metal ganhará seu espaço sim! Como mulher à frente de um projeto como a Força enfrento muitos obstáculos, muito preconceito principalmente, querendo ou não ainda é um cenário muito machista. Já ouvi que estou nisso só para “pegar cabeludo ou músico de banda” que sou “maria palheta/baqueta...”. Já entrei em contato com músicos para falar sobre a Força e recebi propostas, cantadas, já ouve alguns que quando viam que meu assunto era apenas
profissional sobre música perdiam o interesse. Outros acham que porque é mulher e tem interesse no assunto é lesbica ou bi (nada contra quem é), mas até onde eu sei isso não é pré-requisito. Muitos não dão crédito porque é uma mulher. Tem gente que faz isso sem ver até, é automático, como as postagens que fazemos no Facebook, sempre falam “O Força Metal”, na hora de agradecer uma postagem dizem “ valeu brother”, “vlw cara” e mesmo eu sendo a dona, administradora, fundadora, muitos se reportam ao Vitor que me dá uma grande ajuda na página, como se fosse ele o dono. Isso é desconfortável, por que não é legal para ninguém ficar lembrando “quem manda”. 
Infelizmente eu sei que tem muitas gurias por aí que só querem ser enfeite, famosinhas para sair pegando “headbangers”, mas não se pode generalizar. Sou muito profissional e embora a Força não seja uma empresa e não me dê retorno financeiro eu a trato como tal, é um projeto muito importante e encaro com muita seriedade.
Skate Metal Old: As Bandas que nos procuram, você acha que nos ajudam também na divulgação de nosso trabalho?
Com certeza, porque mesmo que façam um compartilhamento simples, pessoas que não conhecem o projeto passam a conhecer. Algumas poderiam fazer mais? Poderiam, mas quem tem a visão que a Força tem não liga muito, o nosso intuito é divulgar, logo essas bandas devem tomar a consciência de que quanto mais pessoas conhecem o projeto, mais pessoas vêm o que é divulgado nele, então é um retorno para eles mesmos.
Skate Metal Old: Qual o gosto musical da amiga Laise Moreira, esta é para descobrir qual o gênero que você gosta, rsrss?
Hahaha a lista é grande, já escutei várias coisas, tive minha fase new metal, grunge...Mas tive um longo período no Doom Metal, Gothic Metal, Symphonic Metal daí tenho a herança de curtir bandas como Novembers Doom, After Forever, Epica, Kamelot... Há alguns anos fui ampliando meus gostos e hoje escuto de Doom Metal a Folk Metal, gosto de música celta, Black Metal, música nórdica, música clássica, e até alguns nomes da MPB como Zé Ramalho, apesar de estar sempre escutando alguma coisa de Death/Thrash Metal.
Skate Metal Old: O que a Laise acha do mundo das rodinhas, já andou ou anda de skate?
Acho muito foda kk já tive essa fase também, lá para os meus 14/15 anos, escutava Rage Against The Machine, Charlie Brown Jr., etc, andava com umas calças bags e tinha um skate (emprestado haha) tentava andar, mas mal sabia dar um “olli” (não sei como escreve). Lembro de implorar para minha mãe um skate de aniversário de 15 anos, mas ela não quis me dar, com o tempo fui mudando o som que escutava e essa fase passou, hoje admiro quem gosta e anda, mas não é para mim haha.
Skate Metal Old: Por fim, como grande admirador de seu trabalho gostaria de que deixasse uma mensagem para os Bangers e por que não os Skaters amantes do metal que nos curtem sobre a cena musical no Brasil e por que não da Mulher no Meta?
Eu gostaria muito de agradecer o espaço, desse tempo todo que estou trabalhando na cena é a primeira vez que me vejo desse lado de entrevistada e não de entrevistadora haha me sinto muito honrada em ser pauta para Skate Metal Old. Aproveitando o raro espaço, peço licença para fazer alguns agradecimentos e peço desculpas caso eu não consiga citar todos: Agradeço aos guris que me ajudam na Força, Vitor, Carlos e Lúcio, vocês são de suma importância para o projeto, a todos os sites parceiros em especial o grande Rodrigo Balan da Metal Media que é uma pessoa que admiro demais e o Sidney Santos do Coletivo La Migra que sempre me ajudaram muito, deram força e incentivo. Agradeço a todas as bandas e músicos que deram a Força a honra de sua participação, como o Alex Campos (Basttardos), Edu Lane (NervoChaos), Fabiano Penna, Thiago Oliveira, Marcos Dotta, Rick Aaron, Gabriel Hatoun, Leandro Caçoilo e tantos outros que me sinto até mal em não citar todos... em especial o querido Rafael Ferreira que além de participar, me ajudou a contatar outras bandas, entre uma conversa e outra é um grande parceiro ouvindo minhas lamentações haha enfim a todos que de uma forma ou de outra contribuiu e contribui pra Força ser o que é.
Gostaria de falar para todos em geral que são amantes do Metal assim como eu que, mesmo que a cena tenha seus altos e baixos, que estejamos em um período que a cena tem agonizado, só depende de nós mesmos fazer com que ela volte a crescer. Para alguns pode ser difícil comprar um CD, ir em um show, estamos em tempos de crise e esta infelizmente vai se delongar por um bom tempo ainda, mas sempre tem uma forma de contribuir, assista os vídeos, curta as postagens, divulgue, compre uma camiseta, vista a camisa literalmente, tenha orgulho de fazer parte do movimento, mostre para os amigos, conheça as bandas novas, apresente para os seus filhos, sobrinhos... Coloque
metal pra tocar em festas de família (você já tem a fama de rebelde mesmo haha)!!
Porque música boa, nunca morre!



Links:



Comentários