Entrevista André Smirnoff Fanzine Mosh



1- Como surgiu a ideia do zine e quais são seus trabalhos de hoje em dia referente a divulgação do Metal?





O Fanzine Mosh foi criado em 1987 por mim e três amigos (Buno Buys, Mario Leo e Leon Mansur – Apokaliptic Raids). Falando pessoalmente, eu tenho além do Fanzine, outras 6 empresas interligadas que dão suporte ao zine como na parte de divulgação do HM. Eu coordeno as seguintes empresas. Mosh Productions – responsável por produções de shows e ventos, Mosh Records – responsável por distribuição de títulos digitais e físicos, X-PressON! – empresa de RP e Marketing, Mosh Travel – agência de viagens no ramo de shows, Mosh Store – minha lojinha virtual e presente em alguns shows, e por fim o meu programa – Midnight Metal, que eu apresento na Rádio Mundo Livre FM.


2- André voce só divulga o metal nacional, veio de outra atuação sua a idéia de um programa de entrevistas, como é composta sua equipe?

Programa Midnight Metal apareceu na minha vida quando um cliente meu de assessoria postou que estava saindo do trabalho e agradecendo a rádio. Na mesma hora iniciei através do meu network uma ação para que a rádio soubesse de mim e me convidasse. Isto demorou duas horas quando a Mariele Loyola chegou até a mim fazendo o convite. 
As entrevistas na época em que o Marco apresentava o programa, eram de uma por mês, e eu até pensei em seguir o formato dele, só que a oferta e demanda são altíssimas que logo foram sendo feitas quase todas semanas e por fim hoje são todas semanas.

Inicialmente era eu, Clovis Roman e Sergio Mazul. Na atualidade eu estou com Andre Nisgoski, que cuida da parte técnica, Sergio Mazul que continuou e me ajuda na escolha de temas, setlist e convidados e o Marcelus dos Santos que nos ajuda em tudo um pouco dentro da sua disponibilidade.


3- Desde quando você tem esta gosto pelo metal nacional se podemos assim chamar? E também o internacional?

Eu sou de 71 e o HM entrou na minha vida aos 11 anos com Black Sabbath. O HM nacional entrou na minha vida com as bandas Taurus, Azul Limão, Dorsal e Viper.


4- As viagens, postagens, videos de seu trabalho são divulgado por redes sociais, existe custo ou só o André banca ou tem patrocínio?

Tudo é bancado por mim, meu apoio único que eu tenho são os anunciantes do Fanzine Mosh


5-O que acha de outros meios, tais como Heavy Metal On Line, Over Metal, Força Metal-BR, Skate Metal Old , Roadie Metal, Comando Noise, Cangaço Radio Rock, dentre outros na divulgação entre si e dos programas em si?

Eu acho que todos estes caras são uns grandes guerreiros merecedores de toda minha admiração e respeito, pois tenho certeza que seus programas não se pagam, ou tem apoios que devem ajudar uma pequena parcela de seus custos.


6-Existe muitas pessoas que nos prestigiam mas não divulgam, seria ciume ou má vontade mesmo ou até da nossa cultura?

Eu acho que um mix disso tudo, as pessoas só se interessam por polêmicas, fofoquinhas, e palavras ácidas ou duras...é uma pena poi muita gente tem coisa muito boa para falar e ficam limitados a meia dúzia de seguidores.


7- Pude acompanhar a correria do André para realizar algumas entrevistas. O que acha da repercussão, esperava mais?

Eu venho recebido muito feedback maravilhoso, tanto da rádio, como dos meus ouvintes e de seguidores. Sempre esperamos mais né, sempre queremos alcançar um nível superior, isso é de mim mesmo, uma pessoa irrequieta e sempre movida por desafios com foco no sucesso.


8- Como vê o cenário do Metal Nacional em termos de união e a cena em si?

Metal muitas vezes parece um grande playgoround cheio de crianças egoístas, mimizentas e sem educação, mas eu tento seguir sem me poluir ou dar espaço para isso. Claro que nos falta união, mas isso não é só do HM, muitos outros estilos falam e reclamam do mesmo tema.


9- As Bandas que nos procuram, você acha que nos ajudam também na divulgação de nosso trabalho?

Eu falo o tempo todo em “ter gancho”, tanto no Fanzine como na rádio, tem que ter um gancho, um motivo, um tema, um por que de se estar nas páginas da revista ou nas lives/gravação/radio. Com este gancho todos saem ganhando, primeiramente o ouvinte/leitor que esta recebendo uma informação atual e a banda que esta por divulgar um trabalho ou uma conquista recente e fechando o circulo com todos nos ajudando em manter a chama do HM forte.


10-O canal do Youtube é magnifico, sempre que podemos estamos assistindo e curtindo, é complicado manter um programa assim?

É trabalhoso, nos toma em média 1 dia e meio de trabalho para ter tudo pronto e poder gravar


11 - Qual o gosto musical do amigo André Smirnoff, esta é para descobrir qual o gênero que mais gosta, rsrss?

Eu sou muito eclético, gosto desde world music, trilhas de filmes, urban , hip hop, rap, musica flamenca, mas 70% do que escuto é o bom e velho HM


12- O que o André Sminorff acha do mundo das rodinhas, já andou ou anda de skate?

Rapazzzzzzz, eu sempre fui uma negação para skate e patins, do mundo das rodinhas eu só consegui andar foi de carrinho de rolimã, heheheheheheh!!!!

Por fim, como grande admirador de seu trabalho gostaria de que deixasse uma mensagem para os Bangers e por que não aos Skaters amantes do metal que nos curtem sobre a cena musical no Brasil e por que não do " Fanzine Mosh".

Alexandre, obrigado pelo espaço, e pelas perguntas muito legais, e falar para galera que sejam Headbangers de verdade e não Webangers, consumam CDs, DVDs, Revistas e mantenham vivo o HM que é este estilo autêntico, poderoso e muito energético!

Agradeço e se possível envie além das respostas foto sua e logo do Fanzine Mosh ou outro trabalho seu, para poder divulgar no nosso site.

Abraço Alexandre (Alemão)

Comentários